sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Arremesso

Arremesso no basquetebol, o que é considerado arremesso no basquetebol, pra mim arremesso é toda a tentativa de uma cesta, sendo ela por bandeja, jump, gancho, ou o proprio arremesso do lance livre, assim como arremesso com uma das mãos, acho que só, não to me lembrando no momento de nenhum.

Então como descrever um arremesso no basquetebol se existem diversos tipos de arremesso??

Bom entao nada melhor do que descrever todos.... só que para mim existe um movimento basico que serve de base para todos os outros tipos de arremesso, um movimento que deve ser excutado e treinado exaustivamente.
Pode vir os atletas me falando que: " eu arremesso diferente e cai", ae eu respondo a eles, agora imagina se fizesse a mecanica toda certinha quanto mais iria cair....
E isso não significa que fazendo a mecanica certa você acertará a bola com certeza, mas a probabilidade e a percentualidade de acertos aumentará.

Bom entao vamos ao movimento:

quando era pequeno na escolinha tive um professor e que hoje é um grande amigo e conselheiro meu, me apoia e muito nos meus projetos e foi ele quem me fez amar pela primeira vez esse esporte, sempre me disse que o arremesso é divido em três fases (e hoje lendo livros e artigos encontro diversos autores dividindo esse movimento nas 3 fases a seguir):
1 - é a fase inicial os pés bem posicionados bola a frente, digo que é a posição que muitos tecnicos e professores falam que é a triplice ameaça. A posição de triplice ameaça é a fase inicial ao arremesso, pois nessa fase você ainda tem a possibilidade de modificar para um passe ou um drible(caso não tenha driblado ainda);
2 - a posição com a bola na altura da testa, com a pegada certa na bola, como é essa pegada? vamos imaginar a bola como se fosse um rosto de gente, a mao que executará o arremesso vai a frente do rosto, o indicador no nariz do rosto, e a outra mão vai na orelha deste rosto; após o posicionamento certo da mão a bola vai na altura da testa, com o braço a 90º e na altura do ombro, cotovelo da mão que arremessa abaixo da bola; com as pernas agachadas sem que o joelho ultrapasse o pé, os quadris para trás..;
3 - o movimento final, coordenado entre braços e pernas.; com as pernas agachadas o quadril para trás, e quando começar a empurrar o chão, estendendo as pernas o braço começa a ser estendido também coordenadamente com os pés e quando o braço estiver todo estendido o punho faz o movimento de flexão (quebra de munheca) para fazer a bola girar, esse giro da bola chama-se "back spin" e como o nome em ingles ja diz, giro pra trás, essa bola deve fazer o giro para trás.

Este é o movimento de arremesso, sendo utilizado no jump também o que já matamos ai dois coelhos com uma cajadada só, mas acredito que este movimento é basico para a realização dos outros arremessos, como o gancho, bandeja e o arremesso com uma das mãos.

no proximo post falarei da bandeja, Fiquem ligado e até lá!!!

Nenhum comentário: